ME108_salome nascimento

ME108 _ espaço multidisciplinar, criado por Salomé Nascimento, integrando ateliers na área da indústria criativa e sustentabilidade.

Funcionou entre 2012 e 2015 na ex Escola 18, um antigo palácio situado em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga, no 108 da rua das janelas verdes.

 

"Quando vim morar para a rua da das janelas verdes em 2004, no grande palácio, a paredes meias com o meu apartamento, funcionava a Escola 18, uma escola emblemática

na cidade de Lisboa, com mais de 100 anos de existência.

Em 2007 a escola foi desactivada e a casa encerrada. A partir desse momento assisti à lenta deterioração do imóvel, à sua ocupação marginal e degradação.

Durante esses anos a presença da polícia e os assaltos na zona eram constantes. 

Em 2011 devido a um incêndio nas instalações tive ocasião de conhecer um dos proprietários, encontrei-o na entrada do palácio acompanhado por dois polícias.

Apresentei-me como a vizinha do lado e quis saber o que se passava e o que seria daquele imóvel abandonado.

 

Foi assim o início da minha ocupação do palácio, apresentei uma proposta, que foi de seguida apresentada ao resto da família. Recuperação do imóvel, cedência do espaço a artistas

para que instalassem os seus ateliers em paralelo a outras actividades e eventos. Assim foi durante os 3 anos que se seguiram, desenvolvimento de actividades culturais, openstudios, parcerias e aluguer para eventos privados.

 

A inspiração do palácio e o material da escola deixado ao abandono, levou-me a desenvolver o projecto Escola18, onde parte deste espólio foi incluído na minha obra plástica.

Conheci muitos dos antigos alunos da escola e presenciei a sua alegria e comoção sempre que visitavam o espaço. Utilizei e continuo ainda a trabalhar sobre os inúmeros papeisaqui deixados, fichas de inscrição, registos de nascimento, atestados, pautas de notas e fotografias. Sendo uma das obras deste projecto apresentada na XVIII edição da Bienal de Cerveira,

sob o tema “Olhar o passado para construir o futuro”.

 

Vários ateliers no âmbito da industria criativa, estiveram aqui sediados, artistas plásticos, estudantes das Belas Artes, joalheiros, ceramistas, designers e arquitectos.

Fizeram parte da casa: Ana Silva, Diogo Pinto, Eduardo Fonseca e Silva, Tomás Jesus, Marta Oliveira e Santos, Pedro Forjaz Secca, Sara Maria, Mariana Dias Coutinho, Pedro Quintas, Joaquim Baltazar, Alda Salaviza, Beatriz Kouri, Vasco Baltazar, Susana Gaivoto, Ana Filipa Fernandes, Tiago Cunha Ferreira, Vasco Monteiro, João Cristovão, Rita Adringa, Rita Lacasta, Susana Meirinhos, Maria Landeau, Teresa Alfaiate, Kate McLeod, Edward cox, Sérgio Condeço, Paula Ramos, Slap, Paula Franco, Laurent Motte, Christine de Roo, Catarina Rosa,

Diogo Vieira Borges, Marta Portugal, João Matos, Patrícia Lima, Paulo Palma, Inês Lourenço, Ricardo Nogueira, Maria Lopes, Carolina Soares e Catarina Querido. 

 

O espaço foi vendido e fechámos as portas, serão abertas mais tarde num outro formato, talvez um hotel ou condomínio..."

 

            Salomé Nascimento

 

 

 

 

  ©Nhó Leite

 

 

remind_ Salome Nascimento in ME108 ©Ricardo Quaresma


 

  ©Salomé Nascimento


 

ME108 ©Salomé Nascimento

 

 

 

  ©Rita Carmo

 

 ©Ricardo Quaresma



 ©Ricardo Quaresma

 

 

  ©Ricardo Quaresma

 

 

  ©Ricardo Quaresma

 

 

  ©Ricardo Quaresma

 

 

 

  ©Ricardo Junqueira

 

 

  ©Ricardo Quaresma

 

 

 

 ©Ricardo Junqueira

 

 

ME108  ©Ricardo Quaresma

 

 

  ©Ricardo Quaresma

 

 

ME108  ©Ricardo Junqueira

 

 

  ©Ricardo Quaresma

 

  © Ricardo Junqueira